As redes sociais são uma realidade presente no nosso dia a dia, não só no Brasil como no mundo. Cada dia se torna mais comum ouvir falar em Twitter, Orkut, Facebook entre outras redes. A igreja por sua vez não pode ficar para traz, deve usar esses novos meios para cativar, principalmente a juventude que é o público que mais utiliza esses serviços.

“Também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele”, enfatizou Bento XVI.
Essa prática é levada a sério pelo Vaticano que possui seu perfil oficial no microblog Twitter (http://twitter.com/news_va_pt) e dispõe também de uma página no Facebook (http://www.facebook.com/pages/Vaticano) onde foi possível acompanhar o processo de beatificação do Papa João Paulo II, o que faz com que a igreja possa se aproximar dos fiéis.
O santo padre exorta para que as redes sejam usadas como forma de evangelização, porém adverte para os perigos como se refugiar em um mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. “Na busca de partilha, de ‘amizades’, confrontamo-nos com o desafio de ser autêntico, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio ‘perfil’ público”. disse.
Rafael Guimarães
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